sábado, 26 de novembro de 2011

Black Friday


Black Friday é um termo criado pelos Norte Americanos (Estados Unidos), onde as lojas oferecem seus produtos com descontos exorbitantes. É uma prática realizada uma vez por ano, na última sexta-feira do mês de novembro após o dia de ação de graça. A origem deste termo remonta ao ano de 1969, pela observação de que as pessoas tendem a sair de casa em busca de presentes, pela grande oferta e preços acessíveis, após o dia de ação de graça. Mas por que BLACK (preto)? Financeiramente como a cor vermelha significa negativo, a cor preta foi empregada com o significado de positivo. Pela lógica o mais certo seria azul e não preto, mas vamos deixar os gringos com suas idéias.

 Nesta data os supermercados e lojas ficam lotados, as pessoas aguardam aglomeradas à abertura destes, depois que abrem-se as portas é um DEUS nos acuda, a imagem assemelha-se a uma manada descontrola sem um líder a guiar. Pessoas descontroladas correm em busca do item pretendido. E quando duas pessoas agarram o mesmo produto? É um puxa para cá e um puxa pra lá, e como todos os atendentes estão ocupados, o mais forte sempre leva vantagem, eu não teria coragem de entrar no meio. Falando nisso, lembrei de uma cena do filme Um herói de brinquedo, onde dois pais lutam entre si, na tentativa de pegar último brinquedo da prateleira, o TurboMan.

O Brasil entrou na onda do Black Friday impulsionado pelo site Busca Descontos. Várias lojas participaram do evento, as principais foram: Lojas AmericanasWalmartCompra FácilDell, dentre outras.

Vale destacar que houve algumas mudanças no plano original, como as Lojas Americanas, que modificou o termo para Red Black, em analogia as cores do seu logo tipo. Algumas lojas também continuaram usando o Black Friday em suas publicidades após a sexta-feira, o que eu não posso afirmar é se os descontos ainda estão valendo.

Foi uma pena eu não ter participado desse evento, já que o coitado aqui está mais duro que diamante. Mas no próximo ano economizarei desde o início para comprar nem que seja um pendrive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário